Acordo garante monitoramento da água de bacias hidrográficas em Alagoas

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O trabalho será feito pelo IMA em 22 pontos selecionados pela Agência Nacional de Águas

Clarice Maia

Um acordo de cooperação firmado entre a Agência Nacional de Águas (ANA), o estado de Alagoas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), dará início ao monitoramento da qualidade da água de 22 pontos, em diferentes bacias hidrográficas de Alagoas. As atividades devem ser iniciadas ainda esse ano, como parte do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA).

Segundo informações do diretor do laboratório de estudos ambientais do IMA, Manuel Messias, “nós já recebemos a cópia assinada do acordo, agora a ANA está concluindo a identificação das bacias e montagem do cronograma, depois disso deveremos planejar o trabalho dentro da nossa programação, mas é certo que comecemos ainda esse ano”, disse.

O acordo de cooperação firmado entre os órgãos observa a colaboração mútua para implementação do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua), dentro do PNQA. A execução ficará sob a responsabilidade do IMA, com apoio e acompanhamento do Estado e da Semarh, com assistência técnica e metodológica da ANA.

No início do ano, após a adesão inicial ao PNQA, um convênio garantiu ao IMA a aquisição e instalação de novos equipamentos no laboratório de estudos ambientais. Já foram entregues e instalados duas estufas, um sistema de determinação de Demanda Bioquímica de Oxigênio, um espectrofotômetro de UV visível e um cromatógrafo de íons.

O diretor explica que “além dos equipamentos, teremos ainda uma sonda, computador e carro para garantir a execução do trabalho”. O acompanhamento será feito através de relatórios trimestrais.

A ANA pretende com isso contribuir para a gestão sistemática dos recursos hídricos, promover a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas (RNQA), estimular a padronização dos critérios e métodos de monitoramento em todo o país, contribuir para o fortalecimento e estruturação dos órgãos gestores estaduais para realização do monitoramento e divulgação dos dados gerados, e garantir a aplicação dos recursos do Qualiágua.