Alagoas participa da oficina para gestão integrada da APA Costa dos Corais

Os técnicos do IMA e da Semarh representam o Estado durante os quatro dias de trabalho, em Brasília (DF)

Representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participam, até a sexta-feira (04), da Oficina de Planejamento Participativo do projeto Terramar e das reuniões de planejamento do Projeto Áreas Marinhas e Costeias Protegidas (GEF Mar), em Brasília (DF).

Segundo Ricardo César, coordenador do programa estadual de Gerenciamento Costeiro, o encontro teve início na terça-feira (01), com a participação de representantes do Brasil e da Alemanha, envolvidos no projeto Terramar.

O Terramar é um projeto de Proteção e Gestão Integrada da Biodiversidade Marinha e Costeira, organizado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), por incumbência do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB), da Alemanha. Com a execução sob responsabilidade do Ministério de Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Duas áreas prioritárias foram escolhidas para a execução: a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, entre Pernambuco e Alagoas, e o Banco de Abrolhos, entre a Bahia e o Espírito Santo.

A seleção levou em consideração o interesse e o compromisso político dos estados e municípios envolvidos; complexidade da situação na região e o potencial de replicabilidade; Gerenciamento Costeiro e Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) estabelecido; Existência de Unidade de Conservação ou Áreas prioritárias para conservação; Base científica e de informações existentes, entre outros.

A APA Costa dos Corais é a maior unidade de conservação marinha do Brasil. Com 413 mil hectares, compreende os municípios de Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande, em Pernambuco; Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio e Paripueira, em Alagoas.

Segundo informações do MMA, o GEF Mar é um projeto do Governo Federal que envolve instituições privadas e da sociedade civil. Pretende apoiar a criação e implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil a fim de reduzir a perda de biodiversidade marinha e costeira.

Entre as principais atividades desenvolvidas, nesses quatro dias da Oficina e das reuniões de planejamento, estão a construção conjunta do diagnóstico das pressões e ameaças à APA Costa dos Corais, definição de locais e datas de ações específicas, identificação de insumos e iniciativas às macroatividades do projeto Terramar.