Alagoas pode ganhar mais quatro Unidades de Conservação

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O Instituto do Meio Ambiente deu início aos estudos técnicos para definição das novas áreas legalmente protegidas

Clarice Maia

Uma equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estuda a criação de mais quatro Unidades de Conservação em Alagoas, na região da bacia do rio São Francisco. Formada por diferentes técnicos do órgão, o grupo realiza visita técnica às áreas nessa quarta e quinta-feira, dias 09 e 10, para reconhecimento e elaboração dos primeiros estudos.

São quatro locais que podem se transformar em áreas legalmente protegidas e contribuir com a conservação da biodiversidade existente nos principais biomas do estado: Mata Atlântica e Caatinga. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), trata-se de áreas prioritárias para ações de conservação.

Essa é a primeira etapa do levantamento técnico, na sequencia haverá a definição de um calendário para a realização dos estudos mais detalhados sobre a fauna, flora e os aspectos sócio-econômicos. “Os estudos físicos, bióticos e sócio-econômicos é o que vai nos ajudar a definir o tipo e a categoria das novas Unidades”, comentou o geógrafo consultor do IMA, Alex Nazário.

As quatro áreas estão localizadas na região do Baixo São Francisco, nos municípios de Penedo – sendo uma delas próximo a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, Traipu e Piranhas.

Quando todos os estudos técnicos estiverem concluídos e organizados, haverá a realização das consultas públicas para informar a população que vive perto das áreas sobre a proposta e verificar a aceitação, em seguida é feita toda a parte burocrática para tornar a criação oficial.

O estudo conta com a parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). As Unidades de Conservação são áreas legalmente protegidas, conforme prevê o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Elas podem ser de Proteção Integral – quando a utilização é restrita, e de Uso Sustentável – quando são permitidos diversos tipos de usos dos recursos naturais de modo equilibrado.

Atualmente em Alagoas existem 53 Unidades. Sob os cuidados do Estado existem cinco Áreas de Proteção Ambiental (APAs), duas Reservas Ecológicas (RESECs), um Refúgio da Vida Silvestre (RVS), uma Estação Ecológica e 28 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), entre as 33 existentes no Estado.