APA Costa dos Corais recebe projeto de gestão integrada

A parceria entre organismos nacionais e internacionais deverá contribuir com a preservação da maior unidade de conservação marinha do país

O diretor de zoneamento territorial do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Adalberto Ebehard, se reúne com o diretor presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, nesta sexta-feira (24), para apresentar o projeto Proteção e Gestão Integrada da Biodiversidade Marinha e Costeira, desenvolvido em parceria com o governo alemão, que deverá ser realizado em duas regiões do Brasil.

Foram escolhidas duas áreas pilotos para aplicação das ações: a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, entre Pernambuco e Alagoas, e o Banco de Abrolhos, entre a Bahia e o Espírito Santo. A seleção levou em consideração o interesse e o compromisso político dos estados e municípios envolvidos; complexidade da situação na região e o potencial de replicabilidade; Gerenciamento Costeiro e Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) estabelecido; Existência de Unidade de Conservação e/ou Áreas prioritárias para conservação; Base científica e de informações existentes, entre outros.

A APA Costa dos Corais é a maior unidade de conservação marinha do Brasil, com 413 mil hectares, compreende os municípios de Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande, em Pernmabuco; Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio e Paripueira, em Alagoas.

A previsão do projeto é ser realizado entre os anos de 2015 e 2020 e uma das justificativas da proposta é que a costa brasileira, além de extensa, possui rica biodiversidade. Mas, é uma região bastante ameaçada devido à utilização e povoamento intensos, com conflitos de uso e dificuldades de gestão integrada quanto ao planejamento e ordenamento territorial.

O projeto será organizado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), por incumbência do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB). A execução estará sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.