Aplicativo divulga condições das praias alagoanas para banhistas

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Na ferramenta desenvolvida pelo IMA/AL os usuários podem acompanhar relatórios de balneabilidade e as atividades do projeto Nossa Praia

Clarice Maia

Como parte das comemorações dos 30 anos de idade e do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) lança, nessa terça-feira (05), o aplicativo Nossa Praia. A ferramenta pretende facilitar para usuários o acesso aos relatórios de balneabilidade e ações abertas que acontecem nas praias alagoanas.

A data de lançamento do aplicativo foi escolhida por causa do tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para as ações desse ano, alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente: o combate à poluição plástica. O problema tem afetado o meio ambiente, inclusive os oceanos, comprometendo a biodiversidade marinha.

O projeto Nossa Praia tem como objetivo sensibilizar os usuários do litoral de Alagoas, principalmente para a importância de não deixar lixo na areia e nem na água. As atividades são desenvolvidas durante todo o ano, mas intensificadas no verão, em toda a costa, com ações educativas e distribuição de materiais para banhistas e comerciantes.

O relatório de balneabiliade, por sua vez, apresenta semanalmente as condições para banho em 63 trechos de praias localizados nas regiões norte e sul da costa, também em Maceió.

Com o aplicativo os usuários poderão acompanhar quais as praias estão próprias e impróprias para banho, além dos pontos onde há os displays do Nossa Praia e é possível retirar as sacolas para colocar o lixo em local adequado. A ferramenta disponibiliza ainda as atividades programadas para os próximos dias, tábua de maré atualizada e a previsão do tempo.

O aplicativo é gratuito e está disponível para usuários dos sistemas Android, através do Google Play, e iOS, na APP Store.