Artesão e família dão exemplo e devolvem a liberdade a animais silvestres

As equipes do IMA e da Sedetur foram surpreendidas durante ação para cadastrar artesãos da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar

Texto e fotos: Meraldo Rocha

Nessa quinta-feira (15), quando uma equipe de técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) daria continuidade as ações do projeto de certificação da madeira como matéria prima utilizada por artesãos, os técnicos foram surpreendidos por uma ação inovadora por parte de um morador da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar.

Aberaldo Santos Costa Lima, nascido na Ilha do Ferro, mestre artesão, costuma receber em sua casa/atelier quem for visitar as belezas do povoado e do Velho Chico. Ele e sua família abrem as portas não só da sua casa, mas de todas as gaiolas.

Na quinta-feira (16) todas as portas foram abertas e Mestre Aberaldo, sensibilizado por sua filha Mariana, uma ambientalista e também artista como o pai e a mãe conhecida como Dona Vânia, com seu jeito doce e gentil de tratar as pessoas, mostrou ao pai à importância dos pássaros para a preservação das plantas da Caatinga, matéria prima para as obras de arte que o pai faz e juntos concordaram que a beleza dos cantos dos pássaros é maior com eles livres, fora das gaiolas.

Para esse momento marcante, Mariana com a permissão do pai Aberaldo chamou a equipe do IMA para, voluntariamente, entregar todos animais silvestres que ele vinha possuía. Técnicos do Instituto foram ao local e fizeram o protocolo de recebimento, encaminhando os animais ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Maceió , onde passarão por uma quarentena para posterior soltura no seu bioma de origem.

A equipe do IMA, junto com técnicos da Sedetur, continuaram com as ações do projeto de certificação da madeira, matéria prima utilizada por 22 artesãos cadastrados. Na oportunidade foram realizados dois novos cadastros de artesãos e sequenciado o diagnóstico para a normatização e regularização da matéria prima, ação conjunta entre os dois órgãos.

artesanato-1

784 Total Views 2 Views Today