Balneabilidade: Dois pontos do São Francisco serão monitorados pelo IMA

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Um dos trechos será entre Piaçabuçu e Penedo e o outro será na região da foz do rio

Elayne Pontual

A equipe da Gerência de Laboratório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estará na terça (13) e quarta-feira (14) no Litoral Norte e Sul de Alagoas para colher amostras de água das praias alagoanas. A novidade é que, a partir desta semana, o órgão fará também coletas para verificar a condição da região da foz do rio São Francisco.

O objetivo das coletas nas praias é produzir o relatório de balneabilidade que indica os trechos próprios e impróprios para banho, na região costeira do Estado. No Velho Chico, dois pontos serão monitorados, toda semana. Um dos trechos será entre Piaçabuçu e Penedo e o outro na região da foz.

“Por causa do aumento do fluxo de pessoas com a chegada do verão, é necessário termos esse cuidado também em relação à região do São Francisco, que tem recebido cada vez mais turistas”, explicou Manuel Messias, gerente de Laboratório do IMA. As coletas atenderão a resolução nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

As coletas no rio serão realizadas na quarta-feira (14), quando a equipe estará percorrendo as praias da região sul.

Balneabilidade das praias
Desde 2011, o relatório de balneabilidade das praias pode ser conferido também em um mapa desenvolvido pela Gerência de Geoprocessamento e disponibilizado no site do IMA. A classificação segue aos critérios determinados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

As praias são consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder o limite de mil NMP (Número mais provável) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água. E são consideradas impróprias quando não obedecer a esse critério ou apresentar na última semana um valor superior a 2,5 mil Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100mL de água.

Ainda segundo a resolução nº 274 do Conama, são consideradas águas doces quando há salinidade igual ou inferior a 0,50 %; salobras quando a salinidade está compreendida entre 0,50 % e 30 %; nas salinas a salinidade é igual ou superior a 30 %; pH: na faixa de 6,0 a 9,0.