Barco-escola do IMA retoma as atividades presenciais em passeio com professores do Ifal

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Órgão ambiental atende às solicitações de serviços por meio de ofício devidamente protocolado 

Janderson Oliveira 

O barco-escola do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) retornou às águas da laguna Mundaú nesta terça-feira (8). O Projeto Navegando com o Meio Ambiente estava suspenso desde o início da pandemia de Covid-19. O passeio foi solicitado por professores do curso de Turismo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), como momento de formação continuada do corpo docente. 

Com metade da capacidade total da embarcação, medidas de segurança foram tomadas para prevenir a proliferação de vírus. A equipe da Gerência de Educação Ambiental (Gedam) exigiu o uso de máscara para todos os visitantes, assim como recomendou a distribuição parcial nos assentos de modo a não gerar aglomeração. Álcool em gel e aferição de temperatura estiveram disponíveis desde a entrada da base descentralizada do IMA, na Ilha de Santa Rita. 

Aula foi ministrada em dois momentos: teoria e observação em campo. Foto: Ascom/IMA

“Depois de mais de oito meses sem receber público, tivemos a grande satisfação em retomar as atividades”, comenta Joseane Araújo, coordenadora do Projeto Navegando com o Meio Ambiente. 

“Na oportunidade discutimos sobre temas que permeiam ambas o curso de Turismo, a destaque dos conceitos sobre a geografia de Alagoas e a importância de assegurar a manutenção dos ecossistemas, uma vez que o docente necessita da riqueza desses conhecimentos atualizados para formar os futuros profissionais”, detalha. 

A aula foi ministrada em dois momentos, primeiramente em terra, com ensinamentos mais teóricos, e outra em campo, no barco-escola, com observação de impactos ambientais que comprometem os recursos naturais do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú – Manguaba (CELMM). 

Como solicitar passeio no barco-escola 

Coordenação do curso de Turismo do Ifal enviou ofício protocolado para o IMA, via Portal Ambiental, para a realização da visita técnica ao barco-escola. Foto: Ascom/IMA

O IMA atende a solicitações de serviços, desde que o pedido seja enviado devidamente protocolado em forma de ofício dirigido ao “Senhor Diretor Presidente Gustavo Lopes”. 

Para tramitar pelo órgão estadual, é necessário que o pedido de protocolo seja feito via Portal Ambiental, no endereço http://licenciamento.ima.al.gov.br/. Todos os campos requisitados devem ser preenchidos.