BARCO ESCOLA
IMA ALAGOAS

A bordo de um catamarã, os participantes aprendem, observando ao vivo, a respeito da região lagunar Mundaú-Manguaba, suas belezas e seus problemas ambientais.

Clique e conheça mais

Conheça o Barco Escola

Pedro Normande, coordenador do Barco Escola, fala um pouco sobre o trabalho realizado e sua importância para a sociedade.

Projeto Barco Escola

A bordo de um catamarã, o projeto é realizado por uma equipe multidisciplinar que conta com biólogos, geógrafos, assistente social e pilotos capacitados. Partindo da base descentralizada do IMA situada na Ilha de Santa Rita, próximo à Ponte Divaldo Suruagy no município de Marechal Deodoro, através da laguna Mundaú navegando pela zona de canais, passando pelo município de Coqueiro Seco, especificamente pelo povoado Cadós, bairros de Maceió (Dique Estrada e Pontal da Barra) e retornando à base de origem.

As saídas são agendadas conforme a tabua da maré, sendo possível navegar em dias e horários de maré  cheia, devido ao grande processo de assoreamento em que se encontra a Laguna Mundaú. Havendo necessidade em dias de maré baixa, o barco escola percorre apenas metade do percurso. O agendamento é feito mediante solicitação formal com ofício pela instituição interessada.

O projeto proporciona observar in loco a área apresentada durante o percurso. O conteúdo abordado durante a eco-aula é relacionado a aspectos da biota local, fauna e flora, divulgação e esclarecimento sobre o CELMM e a APA de Santa Rita, além de explanação sobre os impactos causados pela ação antrópica na região.