BARCO ESCOLA
IMA ALAGOAS

A bordo de um catamarã, os participantes aprendem, observando ao vivo, a respeito da região lagunar Mundaú-Manguaba, suas belezas e seus problemas ambientais.

Clique e conheça mais

Conheça o Barco Escola

Pedro Normande, coordenador do Barco Escola, fala um pouco sobre o trabalho realizado e sua importância para a sociedade.

Projeto Barco Escola

A bordo de um catamarã, o projeto é realizado por uma equipe multidisciplinar que conta com biólogos, geógrafos, assistente social e pilotos capacitados. Partindo da base descentralizada do IMA/AL, situada na Ilha de Santa Rita, próximo à Ponte Divaldo Suruagy no município de Marechal Deodoro, através da laguna Mundaú, o barco navega pela zona de canais, passando pelo município de Coqueiro Seco, especificamente pelo povoado Cadós, bairros de Maceió (Dique Estrada e Pontal da Barra) e retorna à base de origem.

As saídas são agendadas conforme a tabua da maré, sendo possível navegar em dias e horários de maré cheia, devido ao grande processo de assoreamento em que se encontra a Laguna Mundaú. Havendo necessidade em dias de maré baixa, o barco escola percorre apenas metade do percurso. O agendamento é feito mediante solicitação formal com ofício pela instituição interessada.

O projeto existe através de uma parceria entre o IMA/AL e a BRASKEM. O conteúdo abordado durante a eco-aula é relacionado a aspectos da biota local, fauna e flora, divulgação e esclarecimento sobre o CELMM e a APA de Santa Rita, além de explanação sobre os impactos causados pela ação antrópica na região.