Braskem cumpre determinação do IMA e paralisa poços com segurança

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Em menos de 24 horas após os autos emitidos pelo órgão ambiental, a empresa comunicou o início das paralisações seguras

A Braskem encaminhou, na manhã dessa sexta-feira (10), um comunicado ao Instituo do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA∕AL) informando que iniciou o cumprimento da determinação dada pelo órgão ambiental de paralisação segura dos poços inseridos na Licença Ambiental nº157∕2016.

A empresa informou que o cumprimento do embargo imposto foi iniciado nos poços de salgema, mas que os mesmos serão paralisados até o dia 13, do corrente mês, “quando também será totalmente paralisada a planta de cloro soda”, que não está embargada. Se comprometendo a garantir a segurança das pessoas e do meio ambiente, além de apresentar um relatório da paralisação também até o dia 13.

Autos
A ação acontece em acordo com uma notificação emitida pelo Instituto para a Empresa, na tarde da quinta-feira (09). No documento as suspensões das licenças e interdições não eximem a empresa das ações emergenciais. A Braskem tem a obrigação pela manutenção da segurança e reparação dos danos ambientais.

Além dos embargos e notificações, houve ainda a suspensão da Licença de Instalação dos poços 36, 37 e 38 e a emissão de dois autos de infração, um deles por prestação de informação falsa, enganosa ou omissa; e o outro por danos causados na região prejudicam a segurança e o bem-estar da população, a exemplo dos abalos sísmicos registrados.