Com a chegada do outono as plantas ornamentais são destaques para o cultivo doméstico

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

As plantas são importantes para a manutenção de insetos polinizadores e auxiliam no bem estar das pessoas que as têm por perto

Dálet Vieira

Com a chegada do outono é visível a beleza e a floração de algumas espécies. O Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), possui estudos sobre as plantas dessa estação. A exemplo da quaresmeira, espécie que leva esse nome por florescer no período em que também é comemorada a quaresma. 

Neste de pandemia é necessário o isolamento social, a criação de jardins e a manutenção de plantas já cultivadas são boas práticas que podem ser inseridas no cotidiano para elevar o bem estar. 

Planta popularmente conhecida como Beijinho. Fonte: arquivo

Marina Esteves, botânica do Herbário MAC do Instituto, destaca algumas plantas que podem ser cultivadas nesse período e que além de servirem como decoração, atraem agentes polinizadores. Estes, muito importantes para a sobrevivência e perpetuação de diversas espécies.

“Popularmente conhecidas como: margarida, cravina, beijinho e calêndula, são alguns dos cultivos que podem ser feitos no outono. Lembrando que é possível separar as plantas que as abelhas gostam em um espaço reservado do jardim, para que não fique tão próximo das pessoas e ainda sim contribua para que esses insetos, tão importantes, não entrem em extinção”, expõe.

Outras espécies ornamentais, que  são consideradas destaques no outono, são as quaresmeiras e as orquídeas da quaresma. Pertencem aos gêneros Ticouchina e Cattleya, respectivamente, são nativas do Brasil e recebem este nome pois a floração coincide com o período da quaresma.

Quaresmeira é uma espécie bastante utilizada na urbanização. Foto: Herbário MAC

Ainda que as flores lilases das quaresmeiras floresçam neste período, essas plantas podem ser cultivadas em qualquer época do ano. São bastante utilizadas na urbanização, justamente porque crescem a favor da gravidade e com isso evitam a destruição de calçadas.

Além disso, Marina Esteves também explica como se dão os cuidados com as plantas ao longo do outono.

“Se ressaltam as podas, que são as retiradas de galhos secos ou folhas mortas para facilitar a exposição dos raios solares em mais partes da planta. Também é necessário diminuir as regas, pois com o fim do verão, as plantas irão perder menos líquido. E manter as plantas em locais com boa iluminação para evitar o aparecimento de fungos e bactérias.”, Finaliza a botânica.