Conselheiros da APA do Catolé e Fernão Velho discutem ações integradas

A equipe do IMA coordenou a reunião que tratou das atividades prioritárias para a preservação ambiental na região

Representantes do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (04), para discutir as ações que devem ser prioridades para aquela região. A equipe da Diretoria de Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) coordenou o momento que aconteceu na sede Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Tobogã.

Entre os principais temas abordados, foi tratado do apoio da Associação dos moradores do bairro de Fernão Velho para a identificação e catalogação das nascentes existentes naquela região; participação dos municípios que fazem parte da APA no projeto do IMA: Você Sabia que Mora na APA?; ações de mobilização para aumentar a participação dos conselheiros nas reuniões ordinárias.

Segundo Ludgero Barros Lima, diretor de Unidades de Conservação do IMA, um dos principais temas abordados pelos conselheiros presentes foi a necessidade do órgão ambiental acompanhar a revisão do plano diretor da cidade de Maceió. O assunto foi levantado por causa da quantidade de construções irregulares que são flagradas ou denunciadas. A APA está inserida em parte do território da capital, além de estar presente em Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.

Também estiveram presentes na reunião os representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Comitê do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), prefeitura de Coqueiro Seco e RPPN Tobogã. A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 06 de outubro.