Dia do Biólogo: Atividades feitas por esses profissionais têm contribuições diretas ao meio ambiente

IMA comemora a data reafirmando a importância da atuação dos biólogos no órgão

Dálet Vieira

Neste 3 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Biólogo, profissional essencial para os estudos de todas as formas de vida e tão importante para as ações de sensibilização socioambiental. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) possui, na maior parte dos setores, ao menos um profissional da área, que contribui e atua diretamente nos trabalhos desenvolvidos pelo órgão ambiental.

Biólogos do Herbário MAC em expedição. Foto: Ascom IMA/AL

Dentre diversas formas de atuação desses profissionais, uma delas é a catalogação e atualização de informações sobre espécies de plantas. Esse estudo e armazenamento possibilita subsídios para o reflorestamento de áreas degradadas, pois mostra quais espécies podem ser reinseridas nesses locais.

É o tipo de trabalho realizado por Rosângela Lemos, Bióloga e mestre em botânica que há 40 anos é curadora do Herbário MAC do IMA.

“O Biólogo tem a missão de se integrar com a vida na terra, temos o foco na continuidade e sustentabilidade da vida em nosso planeta. A catalogação contribui para isso, pois mostra a vulnerabilidades de algumas espécies e a necessidade de sua permanência” explica a curadora.

Além dos trabalhos de catalogação de espécies florísticas, biólogos do IMA também atuam no reflorestamento. Através do Projeto Alagoas Mais Verde, centros urbanos e áreas degradadas estão recebendo 10 mil mudas de plantas nativas neste ano.

Outras ações que também integram a missão de cuidar do meio ambiente, como Barco Escola, Caravana Ambiental e Cine Ambiental, são projetos desenvolvidos pela Gerência de Educação Ambiental (Gedam) com intuito de promover a sensibilização socioambiental e reforçar o compromisso com a preservação.

Oficinas online foram promovidas para levar educação ambiental no período de isolamento social. Foto: Ascom IMA/AL

Paulo Lira, biólogo e consultor ambiental da Gedam do IMA, afirma que essas ações mostram o propósito dos profissionais da área, que compreendem e valorizam a função de todos os seres, desde um pequeno inseto até uma grande árvore centenária.

“É muito importante atuar na educação ambiental levando essas informações ecológicas, curiosidades sobre os seres e suas funções no ambiente para a comunidade e principalmente para as crianças, que serão os futuros multiplicadores de boas atitudes sustentáveis”, finaliza.