Equipe do IMA vistoria área atingida por incêndio em União dos Palmares

O fogo consumiu importante fragmento do bioma Mata Atlântica localizado na Serra dos Frios

Clarice Maia

Uma equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) vistoria, na próxima segunda-feira (12), a área da Serra dos Frios consumida por um grande incêndio nessa quinta-feira (08). Com maior parte das terras localizada no município de União dos Palmares, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici, o local guarda importante remanescente de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica.

Segundo informação de técnicos do IMA, o Corpo de Bombeiros informou que, mesmo se tratando de área de difícil acesso, o fogo foi controlado. “O problema naquela região, nessa época do ano, é que pequenas fogueiras podem se transformar em incêndio, por causa da vegetação que está muito seca e a falta de chuvas”, comentou Lana Ingrid Navarro, chefe da APA de Murici.

A vistoria será feita por técnicos da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA. Eles pretendem verificar o tamanho da área atingida e o impacto causado, além de colher dados para indicar as medidas que deverão ser tomadas para recuperação da Serra.

A Serra dos Frios possui a maior parte de sua área localizada no município de União dos Palmares, com uma porção bem pequena no município de Branquinha. Os dois municípios, por sua vez, estão inseridos na APA de Murici, região que ainda guarda importantes fragmentos do bioma Mata Atlântica no Estado de Alagoas.

Além de União dos Palmares e Branquinha, a APA de Murici é formada ainda pelos municípios de Murici, São José da Lage, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes, Messias e Flexeiras.

811 Total Views 3 Views Today