Equipe do laboratório coleta amostras de água na praia da Jatiuca

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Os técnicos do IMA atendem a demanda da Polícia Federal para investigar língua suja

Clarice Maia

A equipe do Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA), para atender a demanda da Polícia Federal (PF), esteve na manhã desta quinta-feira (25), na praia da Jatiúca, para coletar amostras de água em galeria de água pluvial e no mar. A suspeita é que a região esteja sendo contaminada pelo transbordamento de esgoto sem tratamento.

O IMA recebeu a demanda da PF para apoiar a investigação sobre a língua suja existente na praia da Jatiuca em que, no início de maio, após a incidência de fortes chuvas, apareceu uma mancha escura causada por esgoto, conforme resultado de análises realizadas posteriormente.

Nesta manhã, os técnicos do laboratório realizaram oito coletas. Primeiro as amostras foram recolhidas no mar e na galeria de água pluvial. Em frente a um condomínio residencial foi verificado o transbordamento de esgoto, aparentemente sem qualquer tipo de tratamento, o que motivou outras coletas. A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) foi informada da situação e também compareceu ao local.

Segundo informações do diretor de Laboratório do IMA, Manuel Messias, “vamos verificar as condições da água após a análise das amostras coletadas, mas aparentemente há esgoto transbordando direto para a praia”, disse.

Os fiscais da Sempma que estavam no local acionaram a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) que se comprometeu em enviar um caminhão para drenar o esgoto que, segundo eles, estaria transbordando em toda a região devido a obstrução na linha e nos poços de visita.