Estado planeja ações para coibir crimes ambientais na Serra dos Frios

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Órgãos estudam formas de conter ocupações irregulares, queimadas e desmatamento na área localizada em União dos Palmares

Clarice Maia

As equipes das gerências de Monitoramento e Fiscalização e de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) planejam, com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Corpo de Bombeiros, operações para coibir infrações ambientais na Serra dos Frios, no município de União dos Palmares.

O município é um dos 10 que compõem umas das principais Unidades de Conservação existentes na zona da mata alagoana, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici. A situação na Serra dos Frios tem provocado constantes denúncias ao órgão ambiental.

“Sabemos que há diversos problemas causados por ocupações irregulares, desmatamento e a queima intencional, feita sem qualquer tipo de autorização ou controle. As denúncias são recorrentes e a realização de ações conjuntas servirá para coibir e orientar as pessoas sobre os perigos dessas práticas”, comentou Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA.

Reunião
Segundo o gerente, existe uma liminar favorável aos moradores que ocupam parte da Serra de modo irregular. A ação foi movida pela Defensoria Pública do município após a equipe do IMA notificar os moradores, no ano de 2015, para a saída do local.

O assunto foi tema de uma reunião, realizada na tarde da quinta-feira (02), que envolveu, além dos técnicos do IMA, representantes da prefeitura de União dos Palmares, a Defesa Civil do município e a coordenação local do Corpo de Bombeiros. No encontro, o grupo deu início à construção de um plano de ação. “O município demonstra agora interesse em resolver as questões causadas pelas ocupações irregulares e todos os problemas atrelados”, comentou Epitácio Correia.