Fiscalização do IMA interdita matadouro em Mata Grande

Equipe interditou o local após constatação de crime ambiental grave

Fotos – Wolney Pereira Lima

Uma equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) interditou, na manhã desta quinta-feira (25), um matadouro localizado no município de Mata Grande, região do sertão de Alagoas. O crime ambiental foi caracterizado como grave, devido aos problemas encontrados no local. A prefeitura recebeu o prazo de 20 dias para apresentar a defesa que será apreciada pelo setor jurídico do órgão.

A operação aconteceu no início da manhã, motivada por denúncias de moradores da região. Segundo informações da equipe que esteve no local, havia indícios de que houve abate de animais no dia anterior. “O crime ambiental foi caracterizado como grave porque além de não haver licença ambiental, havia descarte inadequado de efluentes e resíduos sólidos provenientes da matança”, comentou Hildiberto de Lima Filho, da fiscalização do IMA.

A equipe procurou o prefeito do município, mas ele não foi encontrado na prefeitura. O auto de infração e o termo de embargo foram entregues para o secretário de Administração, Guilherme Alencar Correia Júnior. A autuação prevê multa em pouco mais de R$ 35,6 mil e o prazo de 20 dias para apresentação de defesa.