Fiscalização e coleta são feitas pelo IMA em Santa Luzia do Norte

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

A ação teve como objetivo atender denúncias e monitorar afluente da laguna Mundaú

Dálet Vieira

Em uma ação de atendimento à denúncias, nesta última terça-feira (03), a equipe da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc), do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), fez a coleta e a fiscalização em um rio do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), no município de Santa Luzia do Norte.

A ocorrência é relacionada a possíveis descartes irregulares de resíduos líquidos, que podem conter elementos tóxicos que ao serem lançados no meio ambiente acarretam em modificações no solo e na água.

Água do afluente foi coletada para análise. Foto: Ascom/IMA

Diante disso, técnicos da Gefuc fizeram coletas da água no afluente da laguna Mundaú e em áreas próximas, para que sejam analisadas e comparadas. A fim de avaliar a suspeita de lançamento de resíduos líquidos no corpo hídrico e se a atividade vem contribuindo para a contaminação do rio.

O afluente do CELMM está inserido dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e do Fernão velho, que é uma Unidade de Conservação criada com o intuito de preservar o ambiente natural qualificado em remanescente de Mata Atlântica.

Em até oito dias úteis o resultado das coletas de água são divulgadas.