Gerenciamento Costeiro monitora usos das piscinas naturais

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

A equipe do IMA deverá percorrer a enseada da Pajuçara durante o feriado para verificar os usos pela população

Clarice Maia

A equipe do Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza, nesta terça-feira (21), vistoria e monitoramento da chamada Piscina Natural da Pajuçara e também da Piscina do Amor, ambas localizadas na enseada do bairro da Pajuçara. Os estudos para transformar esta última em uma zona de exclusão serão apresentados na próxima reunião do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram).

A área recifal da Piscina do Amor possui cerca de 42 hectares de extensão e, caso seja transformada em uma zona de exclusão, poderá ter seus usos limitados. Atividades como a pesca, visitas e mergulhos serão proibidos. Apenas atividades de monitoramento poderão ser realizadas. A ação deverá facilitar a reprodução de organismos marinhos e, possível, repovoamento de outras piscinas localizadas na enseada da Pajuçara.

Segundo informações do coordenador do Gerenciamento Costeiro, Ricardo César, na próxima reunião do Cepram serão apresentados os estudos. “Com a aprovação dos Conselheiros, o próximo passo será a conclusão da minuta de Resolução que deverá restringir os usos do local”, comentou.

O monitoramento será realizada pela manhã. A equipe deverá percorrer as duas piscinas e verificar se os usuários estão respeitando as orientações de não atracar embarcações nos recifes, não levar organismos como souvenir e não alimentar os peixes.

IMG_6731