Gestores participam da primeira etapa do projeto: Você Sabia que Mora na APA?

Na APA de Murici a próxima etapa será a sensibilização das organizações da sociedade civil

Durante um período de seis meses, entre maio e novembro desse ano, a equipe da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), esteve nos 10 municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici, para chamar a atenção dos gestores públicos e apresentar o projeto Você Sabia que Mora na APA?

Cerca de 200 pessoas participaram dos encontros que foram realizados nas Câmaras de Vereadores. Prefeitos, secretários, assessores, vereadores e promotores, puderam conhecer o que é possível fazer dentro da APA, qual a importância dela, o território, e ainda tirar dúvidas sobre a responsabilidade do município.

A APA de Murici é a maior do estado e é formada por 10 municípios: Messias, Branquinha, Flexeiras, União dos Palmares, Murici, Joaquim Gomes, São José da Laje, Ibateguara, Novo Lino e Colônia Leopoldina. A Unidade de Conservação concentra o maior bloco florestal no domínio da Mata Atlântica e possui área de 1.328,33 km².

O encerramento da primeira etapa aconteceu na última quinta-feira (26), em Colônia Leopoldina. “Ficamos bastante satisfeitos com a participação, de um modo geral. Algumas dúvidas e sugestões que foram feitas serão discutidas pelo Conselho Gestor que deverá nos ajudar com a realização da próxima etapa do projeto”, comentou Lana Ingrid Navarro, assessora técnica da APA de Murici.

O projeto está dividido em três etapas. A segunda está prevista para ser iniciada em março de 2016, com a sensibilização de movimentos sociais, comunidades indígenas, associações e diretores de escolas. A terceira etapa do projeto prevê a ampliação da sinalização para identificação da APA nas rodovias que cortam seu território.

A ação é educativa e “faz uma abordagem diferente de apenas fiscalizar e aplicar punições sobre infrações encontradas. Alguns gestores até comentaram que chegaram a fazer práticas erradas porque não sabiam que aquilo não era permitido. Aproveitamos também para mostrar que uma APA pode contribuir com o desenvolvimento da região, através de determinadas atividades, como o turismo cultural e ecológico”, comentou a assessora técnica.