Herbário do IMA divulga orientações para pedidos de identificação de amostras

 Devido o aumento significativo do número de pedidos de identificação e registro de novas amostras de plantas se fez necessária a divulgação de regras

Wanessa Santos

O Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) é considerado um dos principais centros ativos de pesquisa botânica de Alagoas. São mais de 60 mil amostras da flora alagoana identificadas, catalogadas e armazenadas. Devido a crescente demanda de pesquisadores se fez necessária a divulgação de orientações para a identificação de espécies.

Em comparação ao ano de 2016, foi observado um aumento significativo no número de pedidos de identificação e registro de novas espécies de plantas no Herbário em 2017. Por essa razão o Herbário MAC está divulgando as orientações que as pessoas devem seguir para que tenham seus pedidos atendidos.

Dentre as determinações, os procedimentos que devem ser adotados são: entregar amostras que façam parte de um projeto formal, vinculado à instituição pública ou privada; apresentar material fértil, com flor ou fruto; as amostras devem medir entre 25 e 35 centímetros, entre outras exigências.

O solicitante deve, ainda, preencher uma ficha de campo, disponibilizado no site do IMA, com dados referentes à coleta e às amostras trazidas, que deverá ser entregue junto com o material a ser analisado pelos especialistas do Herbário MAC.

A identificação e o registro do material solicitado para análise serão realizados conforme a disponibilidade dos técnicos. A data de entrega da declaração com a identificação científica será combinada após a entrega do material ao Herbário.

219 Total Views 1 Views Today