Herbário MAC atualiza 53 mil espécies de plantas em plataforma online

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Digitalização do catálogo florístico do IMA moderniza e amplia o compartilhamento de informações

Dálet Vieira

O Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), tem atualizado todo o catálogo florístico em plataforma online. Nesta semana disponibilizou mais uma parte, totalizando agora 53 mil digitalizações, ou seja 90% da coleção do acervo está disponível para consultas e pesquisas.

Várias famílias de plantas, que são presentes e muito conhecidas em Alagoas, estão disponíveis com informações e imagens. A exemplo do gênero dos Ipês (Handroanthus sp.), da Aroeira (Schinus terebinthifolia), salsa da praia (Ipomoea imperati), pau de jangada (Apeiba albiflora), pitanga (Eugenia uniflora), araçá (Psidium guineense) entre outras espécies.

Segundo Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC, as atualizações do catálogo são necessárias para que esse amplo registro não se perca e esteja disponível para toda a população.

“Há 40 anos de existência do Herbário, ele é referência em estudos florísticos e catalogação de espécies. A digitalização do catálogo florístico é importante para modernizar e ampliar o compartilhamento de informações sobre a biodiversidade” ressalta Rosângela.

As espécies de plantas catalogadas pelo Herbário do IMA, podem ser acessadas por todos.  Estão disponíveis e atualizadas em: https://bit.ly/HerbárioIMA