Herbário MAC do IMA ganha equipamento de última geração

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

A nova lupa possui tecnologia avançada e irá contribuir no trabalho de identificação e digitalização das amostras

Wanessa Santos

O Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) recebeu, na manhã dessa terça-feira (08), um microscópio estereoscópico, fornecido pelo Inventário Florestal Nacional (IFN). O equipamento de última geração irá auxiliar no processo de identificação e digitalização da coleção do Herbário.

Segundo Rosângela Pereira, curadora do Herbário do IMA, a nova lupa possui tecnologia avançada e irá contribuir bastante com o trabalho desenvolvido no Herbário.  “O maquinário que usávamos anteriormente não era tão moderno, com essa nova lupa nós vamos conseguir examinar as amostras com muito mais eficiência”, explica Rosângela.

Além do novo microscópio, o IFN fez a doação de um freezer, que será utilizado no processo de desinfestação das amostras, um HD externo com alta capacidade de armazenamento, e, ainda, materiais de consumo como álcool, cartolinas entre outros.

As doações fazem parte do apoio que o IFN tem dado às instituições que trabalham com coleções de amostras de espécies de plantas da flora brasileira. Isso porque Inventário Florestal Nacional está reunindo e armazenando informações confiáveis sobre toda a área verde do Brasil, para melhor gerir esse importante ativo ambiental.

O trabalho de digitalização das amostras do Herbário MAC está sendo realizado com o auxílio de duas consultoras-bolsistas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), contratadas também pelo IFN, Marina Esteves e Kerolayne Bomfim.