Herbário MAC é referência para pesquisadores de todo o país

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O espaço fornece informações sobre a flora, com mais de 65 mil espécies identificadas e catalogadas

Dálet Vieira

Nesta quinta-feira (06), o Herbário do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) recebeu a visita de duas equipes de pesquisadores que consultaram o acervo de plantas, tiraram dúvidas referentes a especificidades botânicas e realizaram estudos científicos.

Mais de 60 pesquisadores de 10 Estados do Brasil e de outras localidades do mundo visitaram o Herbário, no período de outubro de 2019 a janeiro de 2020. Dentre os lugares, estão os estados da região Nordeste, Sul e Sudeste. E países como Colômbia, Inglaterra, Nova Iorque e Suíça.

Ana Paula Prata, professora e pesquisadora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA – UFAL), conta que desde 2016 possui parceria com o IMA/AL. Por meio dos projetos de pesquisa que realiza com alunos na Universidade, a pesquisadora consulta o Herbário e também contribui com dados e conteúdos de estudos florísticos.

“A gente precisa de um local como o Herbário, porque ele possui um material com alto nível de identificação. A parceria com o IMA é fundamental para que o meu trabalho seja realizado, pois aqui temos toda uma estrutura e conhecimento das plantas existentes não apenas de Alagoas como de outros estados”.  Afirma, Ana Paula.

O Herbário MAC possui um acervo com mais de 65 mil amostras físicas e catalogadas de plantas, sendo referência para estudantes e dirigentes de outros herbários. Dimitri Barroso, biólogo e vice curador do herbário de Arapiraca, relata que esteve no IMA junto a estudantes de Ciências Biológicas, em busca de esclarecimentos sobre espécies de plantas do semiárido e caatinga.

Uma das estudantes que realizou a visita, Francyane Praxedes, reafirma a importância do local para a população e os estudos acadêmicos: “o herbário tanto é uma forma de guardar memórias, quanto garantir a veracidade cientifica.”

Visitas de estudantes ao Herbário Mac podem ser agendadas através dos telefones (82) 3315-1737 / (82) 98833-9415. Elas ocorrem as terças e quintas, das 9h às 11h.

Informações das plantas presentes na coleção do herbário MAC e suas respectivas imagens estão disponibilizadas  online (http://reflora.jbrj.gov.brhttp://www.splink.org.br ).