Herbário MAC recebe alunos do ensino público

Estudantes participam de uma visita guiada pelo Jardineto Botânico e conhecem acervo de flora alagoana

Texto: Klaus Roger

O Herbário MAC recebeu, nesta terça-feira (06), alunos da Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar para uma visita guiada no Jardineto Botânico, instalado na sede do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), no bairro do Mutange.

O Jardineto, que funciona como uma porta de entrada para o herbário, reúne plantas nativas e exóticas como Craibeira, Ouricuri, Mandacaru, Pau Brasil e Jequitibá.

Segundo Rosângela Lemos, chefe do Herbário MAC, a atividade tem como objetivo despertar, de forma lúdica, a consciências de crianças e jovens para a importância da conservação das plantas e da manutenção dos recursos naturais. “Um de nossos objetivos é, além de oferecer conhecimento, proporcionar momentos de interação e lazer aos visitantes”, contou.

O roteiro da visita é elaborado de acordo com os biomas da Caatinga e Mata Atlântica, guiando os estudantes por todo o Jardineto e seguindo para a área interna do herbário, onde é possível observar de perto o acervo composto por plantas da biodiversidade alagoana, todas desidratadas, catalogadas e identificadas.

Com todos os exemplares coletados no Estado, o Herbário é uma das coleções mais importantes de Alagoas, com amostras que são representativas de todos os biomas de Alagoas. “Nele cultivamos plantas nativas e as pessoas vêm aqui em busca de atividades educacionais”, afirmou Rosângela.

No local, há também um espaço reservado à prática de compostagem e um pequeno lago com peixes ornamentais e plantas adaptadas ao ambiente aquático.

Emiliane dos Santos, estudante do 1º ano do ensino médio, que acompanhou a visita, alega ter sido uma experiência enriquecedora. “Deu para aprender muitas coisas novas, como saber que alguns produtos que a gente consome têm algas. A caporteca foi algo que me impressionou muito. Gostaria que todos tivessem essa oportunidade e adoraria voltar”, afirma.

As visitas ao herbário e Jardineto são realizadas às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, com turmas de até 30 alunos. O atendimento deve ser agendado através do e-mail herbariomac.ima@gmail.com ou pelo telefone 3315-1747.

1484 Total Views 1 Views Today