IMA adere ao uso total de protocolos digitais

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Medida garante celeridade aos trâmites processuais e segurança

Dálet Vieira

Em tempos de pandemia e isolamento social, a modernidade de serviços e usos tecnológicos garantem a continuidade dos trabalhos. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) desde 2015 tem investido em tecnologia e inovação, que assegurou o prosseguimento do atendimento ágil e de qualidade à população neste período. Diante disso, os protocolos feitos pelo órgão vão ser totalmente virtuais mesmo com a retomada gradual das atividades presenciais.

A abertura de protocolo digital fornece mais celeridade na tramitação e segurança, conta com a diminuição do uso de papel o que consequentemente traz a diminuição da produção de lixo. O recibo eletrônico traz ainda, evidências como data e hora do recebimento e envio de documentos.

O IMA retornou as atividades presenciais na última segunda-feira (10), porém com medidas para garantir a segurança da população e dos servidores. Atendimentos na sede provisória do órgão estão sendo realizados com agendamento prévio e apenas quando esses casos não são solucionados no ambiente virtual.

Adesão da população aos meios virtuais

Entre os meses de maio à julho deste ano, foram 2.317 solicitações recebidas através do Portal Ambiental, plataforma disponibilizada pelo Instituto para a abertura e acompanhamento de processos para a emissão de licenças ambientais. Além disso, o órgão emitiu cerca de 400 licenças, autorizações e certidões, nesse período de três meses, de forma digital.

Todos os setores do IMA estão disponíveis para contato online ou por telefone, e os serviços ofertados estão fixos no site. A solicitação dos atendimentos pode ser feita nos seguintes links: https://licenciamento.ima.al.gov.br/#/requerente/conta/entrar https://www.ima.al.gov.br/ e por meio do Whatsapp geral (82) 988339407.