IMA constrói e cede prédio para a base aquática do Batalhão de Polícia Ambiental

A estrutura foi construída na mesma área da base descentralizada do IMA/AL, na Ilha de Santa Rita, e vai facilitar a fiscalização e o monitoramento na região

Clarice Maia

Acontece nessa quarta-feira (19), às 10h, a inauguração da Base Aquática do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), no mesmo terreno onde está localizada a base descentralizada do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro.

Totalmente construído a partir de uma compensação ambiental garantido por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o prédio pertence ao Instituto que cedeu para o Batalhão por cinco anos, prazo que pode ser prorrogado posteriormente.

“Não tivemos nenhum gasto direto com o material e a mão de obra que foram necessários para a obra. Apenas garantimos a aplicação de uma compensação, originada em uma infração ambiental, para erguer uma estrutura que vai beneficiar toda uma região”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do Instituto.

O Batalhão estava sem um espaço específico após perder sua base aquática, com a demolição da antiga motonáutica. A nova foi erguida na área anexa à base descentralizada do IMA/AL, onde ficam as embarcações do Instituto, o viveiro de mudas do projeto Alagoa Mais Verde e são realizados projetos de educação ambiental como o barco-escola.

A nova base do BPA conta com dois quartos, sala, varanda cozinha, área de serviço e um espaço grande para abrigar as lanchas.

“É uma obra de grande importância para toda a região, para ajudar nos processos de fiscalização e monitoramento nas lagunas, assim como a segurança na Ilha de Santa Rita”, disse Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA/AL.

A solenidade de inauguração faz parte das comemorações dos 30 anos do Instituto e será realizada a partir das 10h, na base descentralizada do IMA, logo após a ponte Divaldo Suruagy.

355 Total Views 1 Views Today