IMA divulga relatório de balneabilidade das praias de Alagoas

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Documento indica os locais próprios e os impróprios para banho em toda a costa do estado

Clarice Maia

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga nesta sexta-feira (08) o relatório de balneabilidade das praias da costa alagoana. Dos 60 pontos onde foram feitas as coletas, 22 são considerados impróprios para banho. O documento produzido semanalmente, pelo Laboratório de Estudos Ambientais, segue as determinações da resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e está disponível no site do órgão.

As coletas foram feitas nos dias 05 e 06, quando houve incidência de chuvas. Em Maceió foram coletadas amostras em 20 locais e 11 deles estão impróprios para banho, eles estão localizados no Pontal da Barra, praia da Avenida, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiuca e Cruz das Almas.

Entre os 18 trechos do litoral sul, cinco devem ser evitados por banhistas. Eles estão nas Praias de Duas Barras, Lagoa Azeda e Atalaia e no Rio Niquim. Já no litoral norte, seis trechos, no Rio Tatuamunha e em Maragogi, foram considerados impróprios, entre os 22 analisados.

Segundo informações do diretor técnico do IMA, Ricardo Freitas, após um período de chuvas intensas é normal aumentar a quantidade de áreas impróprias “devido ao aporte de sedimentos em grande quantidade proveniente das águas que literalmente lavam a cidade e descem para o mar”.

O órgão recomenda que a população evite o banho de mar entre 48 e 72 horas, após as chuvas, principalmente próximo a galerias de águas pluviais e fozes de rios.

A classificação quanto a própria ou imprópria é definida a partir do resultado das análises em cinco semanas consecutivas e com base no critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes por 100mL da amostra de água coletada.