IMA e BPA fiscalizam APA do Catolé e Fernão Velho

Denúncias de moradores alertam para construções irregulares e supressão de vegetação

A equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou na manhã desta quina-feira (23), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), uma operação de fiscalização na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho. A ação foi motivada por denúncias de moradores da região sobre construções irregulares e supressão de vegetação sem autorização.

DSC022381

Segundo Marco Diniz, chefe da APA, há construções que não levam em consideração os limites da Área. Em um dos pontos vistoriados, localizado no bairro da Santa Amélia, a equipe não teve acesso ao local devido a construção de um muro que fecha o acesso da rua. Para averiguar as informações, técnicos e policiais tiveram que entrar em uma propriedade vizinha.

Eles observaram que há desmatamento e aterro irregular. No mesmo local, já há uma casa que teve a obra embargada. Os proprietários serão intimados a permitir o acesso da equipe e caso não seja possível será solicitada à prefeitura que derrube o muro.DSC022561

No bairro de Fernão Velho, foram flagradas três construções em Área de Preservação Permanente (APP). Elas não respeitavam o limite mínimo para a borda da encosta e realizavam a retirada de vegetação sem autorização. Nesse caso, as obras foram paralisadas e os proprietários receberam uma intimação com o prazo de cinco dias para apresentar a documentação necessária.