IMA e UFAL iniciam projeto para estudo das Unidades de Conservação

Instituto e Universidade pretendem publicar um livro após a conclusão dos estudos

Klaus Roger

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) iniciaram mais uma parceria na última quinta-feira (14). Foi realizada, na sede do órgão ambiental, a primeira reunião para o desenvolvimento do projeto “Unidades de Conservação de Alagoas, Brasil: Floras, Lacunas de Coleta e Avanço no Conhecimento”.

Coordenado por Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC, e a por Ana Paula do Nascimento Prato, professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o projeto é uma parceria do IMA com o Centro de Ciências Agrárias da Ufal, que têm como meta elaborar um estudo completo sobre as Unidades de Conservação (UCs) do Estado.

Durante a primeira reunião, foram apresentados os resultados iniciais da listagem preliminar da Flora das UCs, consultada nas referências bibliográficas e no banco de dados do Herbário MAC. Um resumo dos resultados foi aprovado para publicação e apresentação no 67º Congresso Nacional de Botânica, que será realizado em setembro deste ano, em Vitória, no Espírito Santo.

Também foram traçadas, durante o encontro, diretrizes para o inicio das coletas botânicas e pesquisa etnobotânica na Área de Preservação Ambiental (APA) do Pratagy e na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Placas (O Sabiá).

O estudo desenvolverá temas como florística e fitossociologia, ecologia da polinização, produtos florestais madeireiros e não madeireiros, espécies invasoras e exóticas, espécies raras e ameaçadas, além do uso, manejo e conservação de espécies florestais por comunidades pesqueiras na APA de Santa Rita.

Ao final do projeto, os envolvidos irão elaborar um livro para publicação contendo todas as informações referentes à pesquisa.

1695 Total Views 1 Views Today