IMA encerra Semana da Caatinga com Barco Escola pelo Rio São Francisco

Além da aula em campo, também aconteceram mutirão de limpeza e plantio de mudas nativas

Dálet Vieira

Em tupi-guarani a palavra caatinga significa “floresta branca”, este cenário pôde ser visto em uma ação do Barco Escola pelo Rio São Francisco, com alunos de Delmiro Gouveia. E durante um plantio de mudas nativas, no povoado caixão, no mesmo município. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) realizou a Semana da Caatinga com o intuito de levar vivências e conhecimentos aos moradores que contemplam este bioma no cotidiano.

No Dia Nacional da Caatinga, 28 de abril, estudantes da Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes tiveram a oportunidade de celebrar a data com uma experiência em campo. A equipe da Gerência de Educação Ambiental do IMA, em conjunto com representantes do batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Secretaria de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia, conduziram o passeio pelos Cânions do São Francisco.

Barco Escola pelo Rio São Francisco foi uma das ações da Semana da Caatinga. Foto: Ascom IMA

Diante da vastidão deste bioma, Vagner Leão e sua turma da escola ficaram encantados com as riquezas naturais do sertão alagoano. “Tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente a vegetação que só víamos nos livros em sala de aula, foi um momento muito proveitoso e rico em conhecimentos”, expôs o estudante sobre o passeio pelo Rio São Francisco.

Apesar da caatinga ser rica e admirável, é um dos ambientes mais explorados e ameaçados do Brasil. Além de abordarem mais acerca dos animais e flora nativa, os biólogos presentes também levantaram pautas sobre desmatamento e extinção, de modo a destacar o compromisso socioambiental dos alunos.

“Uma ação como essa é muito importante para sensibilizar e mostrar aos nossos alunos a riqueza desse ambiente, para que eles possam valorizar e proteger”, pontuou Carlos Henrique Félix, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia.

Alunos recebem instruções sobre descarte correto do lixo. Foto: Ascom IMA

O encerramento da Semana da Caatinga, nesta última sexta-feira (29), aconteceu no povoado Caixão, também no município de Delmiro Gouveia. Os estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Rui Barbosa realizaram, junto ao IMA e a secretaria local, um mutirão de limpeza às margens da Barragem Leste. Ao retornarem para a escola, fizeram um plantio de mudas nativas da região. Dentre as espécies estão: angico, ipê, pau ferro, aroeira e catingueira.

Crianças participam do mutirão de limpeza na barragem leste. Foto: Ascom IMA

Embora as ações voltadas à caatinga tenham chegado ao fim, o IMA/AL continua com as ações de fiscalização e educação ambiental, nas regiões com esse bioma bem como em toda Alagoas, durante todo o ano. E reforça também, o compromisso com a disseminação das causas e boas práticas ambientais.