IMA faz orientações sobre a água das praias nos períodos de chuva

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Recomendações esclarecem à população sobre os cuidados com a balneabilidade

Dálet Vieira

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), continua divulgando as recomendações sobre a balneabilidade das praias e orientando a população. Nos períodos de fortes chuvas, é necessário que seja evitado o contato com a água das praias. Além de que o Decreto Nº 69.541/2020, para conter o novo coronavírus, estabelece medidas de isolamento social que se aplicam às idas a esses locais.

Ricardo César, Coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA (Gerco), informa que após os períodos chuvosos devem ser evitadas por 72 horas áreas próximas as galerias pluviais e fozes de rios.

“Também se deve evitar as galerias que estejam drenando água para a praia e água com coloração amarronzada. Essa coloração significa que é agua doce, verteu do continente, mesmo que não tenha esgoto, mas é água que chamamos de água de lavagem das cidades. Ela transporta materiais de calçadas e galerias, que podem conter roedores e insetos”, orienta Ricardo.

Ainda ressalta que a água salgada é bactericida e no período de 72 horas a maioria dos microrganismos patogênicos possui uma diminuição. Reforçando que atualmente a população deve não apenas evitar as praias devido às fortes chuvas, mas também por causa das recomendações para conter a disseminação do novo coronavírus.