IMA faz vistoria técnica para renovação de licença na ETE da Sanama 

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Vistoria é fundamental para acompanhar empreendimentos que geram impactos ambientais

Dálet Vieira

Uma equipe do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) esteve, nesta terça-feira (06), na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Sistema de Esgotamento Sanitário da Sanama, localizado no bairro Benedito Bentes, em Maceió. A visita técnica teve como objetivo verificar o pedido de renovação da Licença de Operação. Esta, é um instrumento fundamental para o funcionamento de empreendimentos nas diretrizes ambientais. 

Os técnicos responsáveis pela avaliação do processo de licenciamento fizeram uma vistoria minuciosa do funcionamento da ETE, visto que o lançamento do efluente tratado ocorre no leito do Riacho Doce, importante rio do Litoral Norte de Maceió.

Vistoria técnica é necessária para a emissão da Licença de Operação. Foto: IMA/AL

Mesmo com a emissão de licenças, o IMA continua acompanhando e vistoriando os empreendimentos. Uma vez que essas ações são necessárias para garantir o controle dos impactos ambientais. 

Segundo Ivens Leão, assessor executivo do Instituto, a vistoria é imprescindível e antecede o fechamento do parecer técnico pois ”A nossa visita na ETE da Sanama nesse momento tem o intuito de verificar o que vem sendo informado nos relatórios de monitoramento e operação para poder concluir a avaliação do pedido e das condicionantes já estabelecidas.”

Ainda, o sistema conta com obras de rede onde as áreas de expansão precisam ser conhecidas ao longo do tempo, pois isso impacta na vazão a ser tratada.

Técnicos estiveram na ETE da Sanama. Foto: IMA/AL

“Com a expansão da rede é necessário observar se a ETE poderá ter a capacidade de tratar o acréscimo da vazão, conforme projeto, hoje a vazão média é de 50 L/s e o sistema deverá ter a capacidade de tratar 180 L/s, por isso a o IMA vem ao local para verificar as condições de tratamento e encaminhamento do efluente final e resíduos sólidos gerados”, finaliza Ivens.