IMA inicia mutirões para análises do Cadastro Ambiental Rural

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Objetivo é dar celeridade para a regularização ambiental das áreas

Dálet Vieira

Nesta semana, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) inicia os mutirões de análises dos cadastros ambientais rurais (CAR). As ações vão acontecer todas às quartas-feiras e são importantes para dar celeridade na comprovação das informações enviadas por proprietários e posseiros de terras. 

O CAR é um registro público e obrigatório para todos os imóveis rurais do país. Por ser autodeclaratório, é necessária a verificação pelos órgãos ambientais para constatar a veracidade das informações declaradas. Esse é um dos passos para regularizar a propriedade nas normas ambientais.

O primeiro mutirão feito pelo IMA aconteceu nesta última quarta-feira (19). Epitácio Correia, Gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação explica que as análises eram feitas conforme os processos chegavam ao órgão. Porém, houve a necessidade de estabelecer um dia da semana para análises em razão dos muitos cadastros ambientais no Estado.  

“O mutirão é importante para dar celeridade às análises, a partir disso, vamos identificar a situação dessas propriedades e as necessidades delas em regularizar-se ambientalmente, no que diz respeito à existência de reserva legal”, diz Correia.

De acordo com o gerente, os mutirões não tem data para acabar. Para mais informações a respeito do cadastro, os proprietários de terra podem consultar o: https://www.car.gov.br