IMA investe em sistema online para tramitação de processos

Recursos digitais aumentam agilidade, transparência e auxiliam na sustentabilidade ao reduzir produção de material físico

Klaus Roger

Como forma de aumentar a prática sustentável, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) investe constantemente na modernização de suas atividades. Atualmente, o órgão tem apostado na tramitação de processos online, que reduz a produção e papel e proporciona melhor controle das demandas.

A novidade para os próximos meses é o lançamento de um hotsite que permite a entrada e acompanhamento de processos de licenciamento ambiental, anulando também a necessidade de deslocamento por parte do interessado até o órgão.

“Desde o início de nossa gestão, primamos pela tecnologia e inovação no serviço público. Essa tramitação online é o passo final para essa trajetória que é um sucesso. O processo não gasta um papel sequer, o que é muito bom para a sustentabilidade e arquivamento dos documentos, pois não se perdem”, afirma Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA/AL.

No primeiro momento, o órgão tem realizado testes, permitindo a alguns consultores ambientais a apresentação dos arquivos necessários para a solicitação de licença em mídias digitais. Desta forma, a equipe técnica trabalha para que, quando disponível, a população tenha a garantia de uma plataforma eficaz.

Nessa terça-feira (17), foi expedida a primeira licença ambiental que teve todo seu andamento realizado por meio digital. Para Tairo Fonseca, diretor da Consultoria Mais Ambiental, o sistema foi um avanço enorme.

“Nosso empreendimento teve uma análise rápida e mais eficiente. Além disso, acho importante o compromisso com o meio ambiente ao evitar o uso de papeis”, explica Fonseca.

O uso de tecnologias digitais têm se mostrado uma ferramenta de sucesso na atual gestão do Instituto. Desde 2016, o órgão conta com um aplicativo para denúncias, IMA Denuncie, e atualmente já realiza a abertura de processos administrativos de autos de infração integralmente de forma digital.

Segundo Pollyana Gomes, gerente de monitoramento e fiscalização, a modernização no setor, além de gerar celeridade, auxilia no controle. “Conseguimos ver com facilidade o quantitativo de processos, e de forma mais clara visualizamos o quanto tem demorado, em que fase ele se encontra”, comenta.

O lançamento do hotsite para licenciamento está programado ainda para o primeiro semestre do ano de 2018, e estará associado ao site do IMA/AL (www.ima.al.gov.br), que já conta com outras facilidades para a população, como emissão de boletos, consulta de débitos e informações relativas às atividades do órgão.

520 Total Views 3 Views Today