IMA investiga instabilidade do solo que teria causado a queda do muro

O órgão deverá intimar empresa para prestar esclarecimentos sobre plano de encerramento do antigo lixão

Clarice Maia

A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve na nesta quinta-feira (dia 07) no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, para verificar o desabamento de um muro de contenção que estava sendo erguido, ao lado do antigo lixão da cidade. A empresa que hoje administra o aterro sanitário será intimada a prestar esclarecimentos sobre o assunto.

A suspeita é que o desabamento possa ter sido causado por algum tipo de instabilidade do solo devido à características do local, além do acúmulo de gases e chorume. Segundo informações do diretor de Monitoramento e Fiscalização, Ermi Ferrari, a empresa que hoje administra o aterro terá que apresentar esclarecimentos sobre trabalhos realizados no local.

“Deverão apresentar o andamento do plano de encerramento, que inclui o projeto de remediação, da área do antigo lixão”, explicou. Ele disse ainda que a empresa terá um prazo de cinco dias, a partir do recebimento.