IMA leva educação ambiental e fiscalização a São Miguel dos Milagres

Instituto realiza ações integradas para conscientizar os usuários da Praia de Marceneiros

Elayne Pontual

Um dos principais destinos turísticos de Alagoas, o município de São Miguel dos Milagres, localizado no Litoral Norte do estado, recebeu, nesta terça-feira (29), as equipes de Educação Ambiental e de Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para uma ação integrada que deverá conscientizar os usuários da Praia de Marceneiros.

No início desta semana, uma prancha com suporte para sacolas biodegradáveis e cartões plantáveis foi instalada em uma estrutura especial montada para a festa de réveillon. A atividade faz parte da programação das prévias de fim de ano e encerra as ações de 2015, que devem continuar no próximo ano.

Em 2016, o projeto segue visitando as praias alagoanas com exposição, distribuição de objetos produzidos com reaproveitamento de materiais, sacolas biodegradáveis, lixeiras para carro, cartões plantáveis, faixas, placas educativas e dois mascotes que, durante as ações, animam crianças e adultos.

Fiscalização

Além da equipe de Educação Ambiental do IMA, os técnicos da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do Instituto também estiveram, nesta manhã, em São Miguel dos Milagres para fiscalizar possíveis infrações na praia de Marceneiros.

De acordo com Ermi Ferrari, gerente de Fiscalização, até o início da tarde apenas um jipe foi apreendido por trafegar na faixa de areia, colocando em risco a integridade física dos usuários da praia.

Ainda de acordo com o gerente, o motorista do veículo estava fazendo manobras arriscadas no momento em que foi flagrado pela equipe. O veículo ficará confiscado na sede do IMA até que o proprietário pague a multa, aplicada no valor de R$ 1.000.