IMA leva educação ambiental para o dia mundial de limpeza

Os adultos e crianças que estiverem na praia do Francês poderão participar de diversas atividades recreativas

No sábado (21), moradores de mais de 150 países e centenas de cidades brasileiras participam do dia mundial de limpeza. Em Alagoas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) leva ações, abertas e gratuitas para todas idades, para a praia do Francês, no município de Marechal Deodoro.

Com o tema “o mar não está para lixo” a equipe de educação ambiental do IMA preparou uma programação, com início a partir das 09h30, que vai além do mutirão para retirar lixo da faixa de praia. Haverá alongamento, música ao vivo, aula de surf, aplicação de reiki e de massagem, oficinas de placas ecológicas e de aquecedor solar portátil, sorteio de brindes e lanche coletivo.

Para o público infantil a programação inclui: pintura de rosto com desenhos de animais marinhos; a animação dos mascotes do projeto Nossa Praia, a Dorothy e o Astro; jogos ambientais, como quebra cabeças; além da distribuição de brindes.

World CleanUp Day
Segundo os organizadores, o World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza, a ação existe há 11 anos, desde 2008, quando uma Organização Não Governamental (ONG), na Estônia, começou o movimento. No Brasil a adesão teve início no ano de 2011 e no ano passado, 2018, foi registrada a participação de 363 cidades, 100 mil voluntários e a retirada de duas mil toneladas de lixo, não apenas das praias.

A ideia é ter um dia para retirar lixo jogado em qualquer lugar, mas mais do que isso chamar a atenção para a responsabilidade de todos. Para esse ano, 2019, os mobilizadores contataram 1200 cidades brasileiras para fazer a maior limpeza já realizada no país.

253 Total Views 1 Views Today