IMA leva projeto de coleta seletiva para escolas do Cepa

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Órgão implantou coletores de lixo nas instituições de ensino e deve começar ações educativas no início de abril

Elayne Pontual

Técnicos da Gerência de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) entregaram três coletores de lixo às escolas Princesa Isabel, Dom Pedro e Teotônio Vilela, do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). A ação faz parte do projeto Coleta Certa, que visa implantar a coleta seletiva nas instituições educativas da rede pública por meio da conscientização dos estudantes.

A entrega dos coletores, que devem receber resíduos gerados pelas escolas, como papel, plástico, metal e vidro, aconteceu na última segunda-feira (13) e, no mesmo dia, a equipe se reuniu com a 13ª Gerência de Ensino e com gestores das escolas do Cepa para apresentar os resultados das atividades desenvolvidas pelo projeto no ano de 2016.

Segundo Mirella Cavalcante, consultora ambiental do IMA, a Recicle, parceira no projeto, fará o recolhimento dos materiais duas vezes por semana e encaminhará para cooperativas de reciclagem.

A equipe aproveitou a ocasião para articular as ações deste ano. “Como estamos aplicando um projeto piloto no Cepa, a ideia é que, dando certo lá, implantaremos em outras escolas do Estado”, explicou a consultora.

De acordo com a ela, foram acordadas oito atividades para este ano, que devem ser trabalhadas com todas as escolas do Centro Educacional. “Não adianta só implantarmos coletores, deve haver também sensibilização da comunidade escolar”, disse.

As atividades estão previstas para iniciar na primeira semana de abril, e serão compostas por aulas de campo na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Metropolitana, no Cinturão Verde da Braskem, na praia da Pajuçara, no espaço pedagógico Horta Viva, no Barco-escola do IMA, além de Caravana Ambiental, EcoCine e palestras sobre resíduos e coleta seletiva.