IMA notifica prefeitura de Maceió a recuperar orla da capital

Os entulhos das obras de contenção colapsadas têm causado transtornos aos usuários da região e descaracterização da faixa de praia

As equipes de Gerenciamento Costeiro e de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) enviaram à Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió notificação para que sejam tomadas providências com relação ao colapso das obras de contenção de erosão marinha na orla da capital.

O documento estabelece um prazo de 10 dias para que a administração municipal apresente um Plano de Recuperação da Área Degradada (Prad) para as praias da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiuca, onde os entulhos têm atrapalhado, entre outras coisas, a circulação dos usuários. Especificamente os locais com erosão marinha e obras de contenção colapsadas.

No documento, os técnicos indicam que haja a substituição de obras antes utilizadas, tais como muros de arrimos, gabiões e enrocamentos, por intervenções ambientalmente mais viáveis “que dispersem a energia das ondas e gerem menor descaracterização da paisagem. Além de propiciar o acesso da população ao mar”.

Além da recuperação com técnicas mais adequadas, a notificação indica que o Prad deve prever também um plano de limpeza dos entulhos resultantes das obras colapsadas nos últimos meses.