IMA participa da 104ª reunião ordinária da Abema no Maranhão

Evento pontuou assuntos importantes para os órgãos ambientais a nível nacional

Dálet Vieira

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) esteve na última reunião ordinária de 2021 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O evento aconteceu em São Luís, no Maranhão, entre os dias 02 e 03 e reuniu representantes dos órgãos ambientais de todo o Brasil.

Profissionais do IMA/AL representam Alagoas na reunião da Abema. Foto: IMA/AL

Diversas pautas pertinentes como Cadastro Ambiental Rural (CAR), Follow up da COP 26 – Glasgow, e estágio atual da Normalização de Resíduos e Certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na Sustentabilidade, foram abordadas durante a reunião.

Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc), foi um dos representantes do Instituto no evento e afirma a importância de discutir esses assuntos de maneira ampla entre os Estados.

“Foram discutidas normas de logística reversa, de resíduos sólidos, novas normas sendo apresentadas por parte da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), isso é extremamente importante para os órgãos ambientais”, expõe Correia.

Também estiveram na reunião Ivens Leão, assessor executivo de Gestão Interna do IMA/AL e Ramon Salgueiro, técnico de licenciamento.

Reunião foi importante para discutir pautas pertinentes a nível nacional. Foto: IMA/AL

Além da apresentação de um panorama geral sobre o CAR, também foi abordado a implementação do programa de regularização ambiental (PRA). Que de acordo com o gerente, essas medidas já estão sendo trabalhadas no IMA/AL para que sejam regulamentadas.

Dentre os destaques estão também os acordos firmados na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 – COP 26. Tais ações são de interesse de todos os órgãos ambientais estaduais, inclusive do IMA/AL que busca contribuir diariamente na manutenção das boas práticas ambientais.

184 Total Views 2 Views Today