IMA produz sabão com óleo usado e distribui para comunidades carentes

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Reciclagem de óleo é essencial para a preservação do meio ambiente e gera renda em municípios alagoanos

Elayne Pontual

Desde o dia 22 de março, o Instituto de Meio ambiente (IMA) realiza diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. A Oficina de reciclagem e confecção de sabão ecológico está presente na programação durante toda a semana. A atividade é realizada hoje (25) no município de Jequiá da Praia, amanhã, em Arapiraca, e sexta-feira, em Penedo. A ideia é repassar informações sobre os prejuízos que os materiais descartados de maneira imprópria podem causar ao meio ambiente.

Segundo a consultora ambiental do IMA, Patrícia Alves, há quatro anos a receita de sabão tem sido aprimorada. Ela ministra a oficina que beneficia diversas comunidades alagoanas e contribui com a preservação do meio ambiente. “Pra você ter ideia, um litro de óleo contamina até um milhão de litros cúbicos de água”, afirma.

Além da preservação do meio ambiente, a confecção de sabão com óleo reutilizado auxilia na economia doméstica e geração de renda das comunidades.

Receita
De acordo com Patrícia, para um litro de óleo, são necessários 20mL de essência (cítrica, de preferência), 20mL de glicerina e 200mL de soda cáustica (hidróxido de sódio). Mistura tudo em um recipiente plástico e, depois, coloca em fôrmas plásticas. Após cerca de 24 horas é possível desenformar e utilizar. Para filtrar e retirar os resíduos que vêm no óleo usado, basta usar um pano de prato.

Na confecção do sabão, é preciso ter cuidado com a soda cáustica e o uso de luvas é indispensável. A receita do IMA recomenda o uso de soda cáustica líquida, mas há que pessoas resolvem usar a sólida, que tem maior concentração de pH, símbolo que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.

Há glicerina na receita porque muitas pessoas utilizam o sabão também para banho. “Este sabão que fazemos aqui no IMA tem pH 8 e, quanto mais alcalino for, mais vai agredir a pele. O ideal para banho é que o sabão seja neutro, com pH 7. A glicerina diminui a acidez da soda cáustica”, comenta a consultora.

Patrícia previne também sobre o uso inadequado de corante. “Se eu estou tirando o óleo da natureza, porque vou usar outro produto prejudicial ao meio ambiente? As pessoas podem usar o corante natural, mas ele é muito caro e normalmente visitamos comunidades carentes, onde os moradores não têm condições de fazer esse investimento. Então indico que essas pessoas esqueçam o corante.”

Além de sabão, com o óleo usado é possível produzir biodiesel, tinta óleo e ração para animais. A população pode acumular os óleos usados em garrafas pet e doar para instituições que reutilizam na produção de artigos não poluentes.

O Instituto de Meio Ambiente recebe, por semana, de dez a vinte litros de óleo, o que ainda não é suficiente. Para fazer sua doação de óleo usado, ligue para 82 3315-1737/1738 ou nos visite no endereço Av. Major Cícero de Góes Monteiro, 2197 – Mutange.