IMA realiza coleta de algas e educação ambiental com usuários das piscinas da Pajuçara

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

As ações fazem parte das iniciativas para conservação de diversas espécies da fauna e flora marinha daquela região

Clarice Maia

Técnicos do Gerenciamento Costeiro e do Herbário do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizam monitoramento e coleta de algas na região da Piscina do Amor, nesta sexta-feita (11), a partir das 08h. O local é considerado zona de exclusão para diversos tipos de usos e está sendo monitorado para se tornar importante refúgio de reprodução para diversas espécies.

Desde o mês de junho, após a publicação em Diário Oficial da Resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), a Piscina do Amor é considerada área fechada para diversos usos como exploração, explotação, pesca, turismo, recreação, prática de esportes, tráfego e fundeio de embarcações.

Com o trabalho de monitoramento as equipe tem encontrado espécies da fauna, através de imagens registradas subaquáticas, e da flora, através da identificação e coleta. Com isso, pelo menos três novos tipos de algas já foram encontradas e inseridas na coleção histórica que está sendo reativada pelo Herbário MAC.

Conduta Consciente
No sábado (12), a partir das 08h30, será realizado o projeto Conduta Consciente em Ambientes Recifais, com a participação da Gerência de Educação Ambiental. A equipe deverá conversar com usuários da Piscina Natural da Pajuçara sobre a importância de manter a região daquela enseada preservada.

Jangadeiros e banhistas serão orientados sobre as precauções que devem ser tomadas com o fundeio das embarcações, a importância de não alimentar os peixes, não levar amostras de organismos marinhos como souvenir e não quebrar ou arrancar os recifes de corais.