IMA registra mais de 250 denúncias desde o início da pandemia

O lançamento de esgoto e descarte irregular de resíduos sólidos representam mais da metade das ocorrências 

Janderson Oliveira 

O Governo de Alagoas adota medidas de isolamento social para combate à Covid-19 desde março. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) mantém seus canais abertos para recebimento de denúncia e já registra mais de 250 ocorrências a partir do início deste período.  

Lançamento de esgoto sanitário, óleos, e/ou substâncias oleosas é a infração ambiental mais relatada pelos alagoanos durante a pandemia, representando 27% do total de denúncias. Em seguida, o descarte irregular de resíduos sólidos ocupa 24% dos relatos. 

Também foram registrados casos de desmatamento (21%), queima irregular de vegetação (14%) e crimes por matar, perseguir, comercializar espécimes da fauna silvestre (14%). 

Pollyana Gomes, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, afirma que não verificou reduções significas de denúncias, comparado com o mesmo período do ano passado. Ela ressalta a importância da participação da população neste momento.

“É importante que a população continue usando o aplicativo IMA Denuncie, nossa plataforma hoje mais importante. É no app que a gente consegue, de forma rápida, identificar irregularidades no nosso Estado. É um canal essencial entre população e órgão ambiental no combate de crimes”, enfatiza Pollyana.

A população pode enviar denúncias de forma anônima, com descrição, fotos e geolocalização através do aplicativo IMA Denuncie. Baixe gratuitamente para Android e iOS, via Play Store e App Store, respectivamente. 

Mês do Meio Ambiente trazem conscientização ambiental perante denúncias 

No dia 5 de junho foi comemorado o Dia do Meio Ambiente, mas o IMA estende sua mensagem promovendo o Mês do Meio Ambiente. Entre a programação especial, estão vários momentos promovidos pela Gerência de Educação Ambiental (Gedam), que pretendem trabalha a consciência ambiental dos sujeitos para que não cometam crimes à natureza. 

Pedro Normande, gerente do setor, revela empolgação de levar a mensagem do Instituto num alcance inédito, com as ações virtuais. Abertura da programação, a live-aula no barco-escola foi assistida por mais de mil pessoas nos canais do IMA e Governo do Estado de Alagoas. 

“A gente nunca tinha feito uma transmissão ao vivo. Foi muito interessante, pois conseguimos disseminar educação ambiental para um grande número pessoas. Nosso objetivo sempre foi esse”, afirma o gerente de Educação Ambiental.   

Próximo sábado (13) haverá oficina de compostagem caseira. No dia 20 será momento de ensinar a fazer jardim vertical. Já no dia 27, a programação encerra com tutorial de horta em pequenos espaços. Todo os momentos acontecerão às 15h nos canais virtuais do IMA: https://www.instagram.com/ima.alagoas/ https://bit.ly/IMAyoutube https://www.facebook.com/ima.alagoas/ 

203 Total Views 1 Views Today