IMA representa Alagoas em Webinar nacional sobre boas práticas estaduais na gestão ambiental

Estado se destaca por ter iniciativas de democratização de informações sobre UCs

Disponibilizar informações sobre Unidades de Conservação (UCs) é uma forma de promover a criação de mais áreas protegidas. Nesta última sexta-feira (15) o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) participou do webinar organizado pela GIZ e o Instituto Ekos Brasil, com o temaBoas práticas estaduais de apoio à gestão ambiental municipal”. 

Alagoas entra como destaque na categoria 1 – Boas práticas de cadastro e/ou mapeamento público de Unidades de Conservação municipais, em razão dos materiais disponibilizados para o amplo acesso de mapas e informações fornecidas pelo Instituto.

Essas ferramentas são: plataforma Imageo, que dispõe para qualquer pessoa os dados obtidos e reunidos pelo setor de geoprocessamento do Instituto, o livro de Unidades de Conservação e os mapas das UCs que estão no site do IMA. Ambas foram consideradas iniciativas com acesso público e que podem ser utilizadas facilmente. 

Além disso, Alex Nazário, geógrafo e consultor ambiental do IMA, afirma que durante o webinar foram abordados “exemplos exitosos de estados que ressaltaram a criação e gestão das UCs municipais. Bem como as novas ideias, iniciativas, políticas públicas e ações”.

A participação dos órgãos ambientais e gestores em reuniões e eventos, que discutem sobre as boas práticas para o meio ambiente, é fundamental para estabelecer vínculos e conhecimentos sobre iniciativas assertivas de preservação.  

Ainda, a população pode acessar gratuitamente e de modo rápido, através dos links abaixo, as ferramentas disponibilizadas pelo IMA. 

Livro de Unidades de Conservação: http://www.ima.al.gov.br/livro-verde/

Imageo: http://imageo.ima.al.gov.br/

Mapas UCs: http://www.ima.al.gov.br/unidades-de-conservacao/

166 Total Views 4 Views Today