IMA retorna ao município de Junqueiro para ações de recuperação na Lagoa do Retiro

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Foram plantadas 80 mudas de espécies nativas e outras 200 foram entregues à Escola Agrícola e à secretaria de Gestão Ambiental do município

Wanessa Santos

A equipe de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) retornou ao município de Junqueiro, região agreste do Estado, para dar continuidade às ações de recuperação da área do entorno da Lagoa do Retiro, com o projeto Alagoas Mais Verde.

As ações aconteceram na última quarta-feira (23) e contaram com a participação de técnicos da Secretaria de Gestão Ambiental do município e o Instituto S.O.S Lagoa do Retiro.

Durante a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada em maio desse ano, a equipe de educação ambiental do IMA já havia realizado o plantio de 300 mudas de espécies nativas no local. Dessa vez, outras 80 mudas foram plantadas e mais 200 foram entregues à Escola Agrícola e à secretaria de Gestão Ambiental do município.

As novas mudas, de ingá, jenipapo e jaqueira do brejo foram plantadas no entorno da Lagoa. Outros exemplares como pau-Brasil e peroba-rosa foram plantados em uma área de acesso à lagoa – região mais urbana – com a ajuda de alunos de escolas do bairro do Retiro e da Escola Agrícola São Francisco de Assis. Num momento anterior ao plantio, foi realizado um bate papo entre com alunos sobre temas de educação ambiental e meios de preservação do meio ambiente.

Consciência ambiental

Diversos proprietários de terras que englobam parte de áreas do entorno da Lagoa do Retiro cumpriram a determinação de um recuo de suas cercas, a uma distância de 30 metros da margem da lagoa. Essa área foi destinada ao plantio das mudas, que irão recompor a vegetação no entorno do local.

Além das atividades da Educação Ambiental no município, aconteceu, ainda, uma conversa sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) com os proprietários das terras próximas à lagoa.