IMA/AL convoca associações de criadores de passeriformes para discutir torneios de canto

A reunião será realizada na sede do órgão, na próxima quinta-feira (26), com os representantes de quatro associações alagoanas

Clarice Maia

As diretorias de associações de criadores de passeriformes estão sendo convocadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) para uma reunião, na próxima quina-feira (26), às 11h, para tratar de assuntos relacionados às autorizações para a realização de torneios de canto durante o próximo ano.

A reunião acontecerá na Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação, localizada na sede do órgão, e estão convocadas: a associação alagoana dos criadores de curió; associação alagoana de criadores de papa-capim; associação ornintologica de alagoas; associação dos criadores de passarinhos de Penedo.

Segundo informações do médico veterinário Epitácio Correia, gerente do setor responsável pela reunião, durante a reunião serão apresentados os procedimentos para a realização dos torneios de canto. “Será dado um prazo para que as associações apresentem o calendário para 2018 e serão esclarecidos os aspectos gerais, inclusive o prazo para solicitação da autorização específica para cada torneio”, disse.

O técnico argumenta que os torneios só podem ser realizados através das associações autorizadas que deverá apresentar um calendário anual, além disso, no dia do evento tem que haver a presença de um médico veterinário no local, todos os animais têm que estar devidamente identificados, entre outros requisitos.

“Qualquer torneio de canto realizado de modo irregular, ou os que estiverem autorizados e não cumprirem as regras, está passível de ação punitiva através da equipe de fiscalização do IMA/AL e do Batalhão de Polícia Ambiental. Os responsáveis podem sofrer sanções administrativas e penais, inclusive a aplicação de multa por cada animal do plantel”, explica o gerente.

493 Total Views 2 Views Today