IMA/AL divulga resultado da análise de placas de monitoramento

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

As chamadas placas de recrutamento foram colocadas na região do Porto de Maceió como uma medida preventiva para a identificação da presença do coral-sol

Wanessa Santos

Equipe do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) concluiu a análise do material encontrado nas placas de monitoramento que foram instaladas na região do Porto de Maceió, para identificar a presença do coral-sol na costa alagoana. Segundo biólogos do Gerco não há identificação da presença do organismo bioinvasor.

Na análise foram encontradas outras espécies de animais marinhos: poliquetas, moluscos, crustáceos e esponjas, com prevalência do primeiro. Nenhum desses organismos identificados nas análises das placas é caracterizado como organismo bioinvasor.

Ao todo foram instaladas seis placas na região próxima ao Porto de Maceió. As placas continuam submersas e passarão por novas análises periodicamente.

As chamadas placas de recrutamento foram colocadas na região como uma medida preventiva que o Gerco do IMA/AL tem adotado para evitar a infestação desse organismo no litoral de Alagoas. Isso porque já foi observado que o coral-sol vem alastrando sua ocorrência em várias regiões oceânicas brasileira.

Por ser, o coral-sol, bastante encontrado em cascos de navios e plataformas marinhas de exploração de petróleo, a equipe do Gerco optou por colocar essas placas de metal para servirem de substratos para a fixação do organismo invasor, caso ele ocorra.

As ações de monitoramento do coral-sol contam com a parceria e o apoio do Porto de Maceió.