IMA/AL e Algás assinam convênio para análise de odor do gás natural

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

As equipes dos dois órgãos firmaram a parceria que garantirá compra de equipamentos específicos e trabalhos técnicos

Clarice Maia

Para estabelecer as condições para análises da concentração de odor do gás natural, também chamado de COG, foi assinado, na manhã dessa quarta-feira (27), um convênio entre o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e a Gás de Alagoas S.A. (Algás). O trabalho conjunto envolve técnicos especializados e a aquisição de equipamentos específicos.

Na prática a Algás deverá fornecer equipamentos que serão utilizados na análise do COG; a reforma de área específica do laboratório que deverá receber o equipamento; instalação dos instrumentos necessários; coleta de amostras semanais de gás natural; fornecimento dos fluídos necessários à calibração e aferição do equipamento; entre outras.

Já ao IMA/AL caberá realizar a análise diária das amostras coletadas; emitir um relatório com os resultados; manter a qualidade dos procedimentos de análises e o trabalho técnico de execução e manutenção periódica no equipamento.

“O processo de compra dos equipamentos já foi iniciado, em um prazo de 150 dias teremos tudo instalado e em condições de operar, contando nesse prazo de um período de 30 dias de operação assistida”, comentou Flávio Barros, diretor técnico comercial da Algás.

O Convênio foi assinado pelos diretores presidentes do IMA/AL e da Algás, Gustavo Lopes e Arnóbio Cavalcante, respectivamente. Além do gerente de Laboratório do órgão ambiental, Manuel Messias, e do Gerente Jurídico do Gás de Alagoas, Antônio Carlos Dória.

O prazo de vigência do trabalho conjunto é de dois anos, podendo ser prorrogado. “Esse é mais um avanço para nosso laboratório que vem sendo estruturado para garantir, cada vez mais, a qualidade dos serviços oferecidos à população. Além disso, essa não é nossa primeira parceria com a Algás e acredito que ainda poderemos construir outras”.

A próxima etapa será a publicação do extrato do documento assinado para a validação formal do Convênio.