IMA/AL é premiado com Selo Ressocializador

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O órgão ambiental emprega 24 reeducandos que têm apresentado resultados positivos

Klaus Roger

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) foi um dos órgãos homenageados durante cerimônia da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), na noite da última quarta-feira (20), que contempla as instituições que contribuem com o trabalho de reintegração social dos reeducandos de Alagoas.

Atualmente, o Instituto emprega 24 apenados que encontram-se em regime aberto e semiaberto nas funções de eletricista, serviços gerais, jardineiro e agente de portaria.

Leone Zaluar, gerente executivo administrativo do IMA/AL, comenta que a admissão dos reeducandos tem sido positiva, tendo havido, inclusive, a efetivação de um deles após cumprimento de pena. “O trabalho é executado com tranquilidade e é visível a vontade de mudança de alguns”, explica.

Exemplo na utilização da vaga no mercado de trabalho para mudança de vida, Wanderson Barbosa, porteiro do órgão, foi reconhecido durante cerimônia. O reeducando foi um dos destaques da cerimônia por seu trabalho no ano de 2017.

“Decepção nos ensina a viver, e a decepção que eu tive me ensinou. O mercado de trabalho hoje já é escasso para quem nunca teve passagem pela polícia, e para quem tem é quase impossível. Só consegui oportunidade por meio da reintegração. Hoje em dia estou muito feliz e realizado”, afirma Wanderson.

O convênio com a Reintegração Social da Seris é realizado com base na Lei de Execuções Penais (LEP), nº 7.210 de 11 de junho de 1984. Por meio da parceria, os reeducandos recebem acompanhamento de assistentes sociais, psicólogos e são monitorados por agentes penitenciários que garantem o cumprimento das normas.

O contrato é anual, podendo ser renovado caso tenham apresentado bons resultados durante o período de trabalho.